domingo, 6 de setembro de 2009

Agenesia de Corpo Caloso

A Agenesia de Corpo Caloso é uma má formação congênita, caracterizada pela ausência de corpo caloso (ACC), e que, algumas vezes é denominada disgenesia de corpo caloso, desde a agenesia total, perda parcial, encurtamento ou desenvolvimento incompleto. Com a ausência do corpo caloso, há um aumento significativo dos cornos occipitais (colpocefalia).
O corpo caloso é a maior via de associação dos hemisférios cerebrais, é ele que liga e comunica os dois lados do cérebro. Por volta da 12a semana de gestação inicia-se a sua formação e está completamente desenvolvido por volta da 20a semana de gestação. Pode ser diagnosticado pela ultrassonografia na gestante. Sua função é transmitir informações entre um hemisfério e outro, fazendo com que eles funcionem harmonicamente. Quando ocorre a ausência deste órgão, o ser humano pode desenvolver-se normalmente, ou apresentar sintomas, que em geral são: epilepsia, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e convulsões. Em um número pequeno de casos podem aparecer quadros de dores de cabeça, hemiparesia e hipotonia. Por não haver um compartilhamento entre os dois hemisférios, a síndrome de desconexão cerebral pode afetar o aprendizado e a memória, as atividades visuais, evidenciando a falta de coordenação entre os dois hemisférios, pela inexistência de fibras que os ligam (lado direito funções visuais, lado esquerdo funções verbais, por exemplo). Embora seja mais comum a malformação isolada, ela é encontrada em associação com 25 síndromes genéticas, erros inatos do metabolismo e em associação com o uso abusivo de álcool e cocaína pela mãe. Pode ocorrer como lesão isolada ou como parte de outras anomalias craniocerebrais como o complexo de Dandy-Walker, polimicrogiria, heterotopias, lipoma, encefalocele, cisto aracnóideo, esquizencefalia, holoprosoncefalia e outras. A agenesia de corpo caloso isolada é de menor importância, pois sua ausência é compensada por conexões não-calosas, desenvolvimento bilateral de funções específicas e pela utilização de vias sensoriais somáticas ipsilaterais.

40 comentários:

Bianca Panini disse...

Olá Zulmira, estou achando mto interessante o seu blog, só nao ficou claro pra mim qual é o problema do seu filho, sou psicóloga, gostaria de saber pois estou pesquisando algumas deficiências.
Um abraço.
Meu email: biapanini@hotmail.com

Unknown disse...

Olá... Aprendi muito em seu blog ...
Mas desculpa, o que seu filho tem?
Sou Pedagoga e quero me aprofundar, me especializar em cuidar cada vez melhor de nossos anjos!
Um grande Abraço!
Meu E-mail: resjc@bol.com.br

Gabriela Pereira (mãe do Afonso) disse...

É mesmo este o problema do meu bebe, hipogenesia da porção posterior do corpo e esplénio do corpo caloso, com consequente dilatação colpocefálica dos átrios e cornos occipitais, sem sinais imagiologicos de tençao.
Nota-se verticalização dos hipocampos.
Não se demonstram outros aspectos malformativos, designadamente malformações do desenvolvimento cortical.

Por favor se me puder dar mais informação sobre o problema do meu filho agradeço imenso...

gabrielaediogo@hotmail.com

obg

Unknown disse...

Olá,tenho um filho com 13anos e agenesia parcial do corpo caloso.Estou sempre buscando respostas,tratamentos e tudo que possa vir a ajuda-lo,por isso gostaria de contatos com outras familias...por favor se puder ajudar de alguma maneira,fico muito grata.Um abraço a voces,fiquem com Deus!
Maria Helena epmail:neves.mh@uol.com.br

Thati Iagui disse...

Meu nome é Thatiane sou mãe do Gabriel de 6 anos, ele nasceu com Agenesia do corpo caloso, apresenta hoje dificulades de aprendizado e memória, estamos lutando pela inclusão social na escola pública, já que este ano ele inicia o ensino fundamental, gostaria de ter contato e troca de informações com outras famílias com o mesmo caso...

Zulmira Severo disse...

Olá Thati!
Como posso entrar em contato contigo?
Abraços, Zulmira
zufono@yahoo.com.br

Unknown disse...

ola, meu filho de 12 anos tem agenesia de corpo caloso, tem crises convulsivas durante o sono, e um atraso mental.. gostaria de saber mais sobre a agenesia e como trata-la!
obrigado...

vanessaleonardi.peres@gmail.com

Luiz Carlos Moreira Ramo disse...

olá Zulmira Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Sou diretor de uma escola pública e estou me enpenhando em especializar meus profissionais para atender alunos portadores de necessidades especiais que hoje temos uma crientela muito grande. Não dá mais para excluir esses alunos tenho uma aluna com Agenésia de corpo caloso, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar o atendimento a ela em ternos pedagógicos ou qual especialista devo procurar alem de profissionais da educação. Obrigaod pela atenção e parabéns pela iniciativa.

Zulmira Severo disse...

Olá Luiz Carlos!
Fico feliz por saber que as escolas estão mais abertas à diversidade. Podes ter certeza de que a inclusão será benéfica para todos os alunos. Gostaria muito de poder auxiliar de alguma forma. Se quiseres, me passa teu email.
Meu end: zufono@yahoo.com.br
Abraço

Unknown disse...

OLA ZULMIRA!! TENHO UMA LINDA CRIANÇA COM 7 ANOS QUE SE CHAMA ANA CLARA QUE TEM AGENESIA DO CORPO CALOSO. E SO AGORA TA TENDO CONVULSOES E FICA PARADA NO TEMPO. ESTOU MUITO TRISTE COM QUE PODE ACONTECER.ELA É MUITO INTELIGENTE. SE PODER ME AJUDAR. BJUS E MUITO OBRIGADA. MEU IMAIL É MARCIA.INACIA.TELLES@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Olá Zulmira, td bem?
Sou fonoaudióloga e iniciei o atendimento a um paciente de quatro anos com agenesia de corpo caloso (que só fala mama), nunca atendi um caso assim antes, gostaria de dicas, e se possível onde buscar material para me aprofundar mais sobre o caso. Abçs e muito obrigada!
Meu email: fonomariacarolina@hotmail.com

Pati disse...

Tenho uma filha de 7 anos que tem agenesia. Até hoje não apresentou nenhum dos sintomas clínicos. Espero que ela tenha um desenvolvimento normal...Parabéns pelo blog viu!

Zulmira Severo disse...

Olá Pati! Muitas crianças com agenesia de corpo caloso não apresentam sintomas e tem o desenvolvimento normal. Que bom que a tua filha está assim. Mas a estimulação e o amor é que fazem uma grande diferença também. Continue estimulando e amando muito. Estimular a atenção é importante. Que Deus abençõe vocês e obrigada pelo carinho.

Aline disse...

Olá Zulmira!Queria parabenizá-la pelo blog e dizer que estou muito surpresa em ver que esse problema de agenesia do corpo caloso é mais frequente do que imaginava.Meu namorado tem esse problema e descobrimos isso sem querer a pouco mais de uma ano!Graças a Deus ele não apresenta nenhum sintoma relacionado a patologia, hoje ele tem 24 anos e se desenvolveu normalmente, porém tenho medo de que ele ainda possa vir a apresentar algo.Sou acadêmica de enfermagem e estou iniciando a minha monografia na qual o tema da mesma irá abordar esse tipo de agenesia.Gostaria que me enviasse se possível sites, artigos,pesquisas que me ajudassem a entender um pouco mais dessa patologia! Parabéns por sua dedicação.Meu email linybandeira@hotmail.com

Zulmira Severo disse...

Oi Aline!
Muito obrigada! Realmente a Agenesia de Corpo Caloso é mais comum do que se imagina. É uma média de 1 a 3 crianças para cada mil nascimentos. Que bom que muitos não apresentam sintomas, assim como teu namorado. Vou te enviar alguns materiais que tenho, por email, e se quiseres dar uma pesquisada, tem um médico, o Dr.Elliott Sherr, que pesquisa e escreve sobre o desenvolvimento cerebral e desordens neurológicas, vais encontrar material para tua pesquisa. Um grande abraço, Zulmira

Cintia Maria disse...

Oi zulmira, minha filha recem nscida foi diagnosticada com acc parcial, ainda nao entendo muito sobre essa agenesia e gostaria que me enviasse algum material por email para que eu possa ir me failiarizando. amo muito ela e quero dar o melhor para ela. por favor me escreva cintia2004usa@hotmail.com
aguardo.

ale disse...

Olá!
Pesquisando sobre ACC cheguei até aqui.
Meu filho recebeu o diagnóstico aos 6 meses. Hj ele tem 3 anos e ainda não conhece muita coisa, apenas encontro texto muito técnicos que não valem a pena ler.
Se puderes me ajudar com informações e recomendações de leitura agradeço.
Um abraço,
Alessandra
arigazzo@yahoo.com.br

Zulmira Severo disse...

Olá Cíntia Maria e Alessandra Rigazzo!
Farei contato com vocês por email.
Abraços, Zulmira

Josi Anjos disse...

Olá Zulmira, meu nome é Josi e descobri alguns meses que minha filha tem o corpo caloso mais fino(com todos os segmentos preservados)e todos os sintomas... Estou levando no TO, Fisio, Neuro e procuro me informar. Agradeço se você puder me enviar algum material para que eu possa me situar... Até de algum tratamento ou remédio, alimentação... tudo que você tiver... agradeço e fico no aguardo... meu email é josi.anjos@ibest.com.br

Zulmira Severo disse...

Olá Josi!
Te enviarei por email. Abraços, Zulmira

Daniela Oliveira disse...

Oi Zulmira, estou gravida de 7 meses e descobri que minha bebê tem agenesia do corpo caloso, e devido a isto está com dois cisto do lado esquerdo do celebro, estou sem chão, sem saber quais as consequências, com medo... por favor me ajuda. Tenho muita fé em Deus mas estou sem forças com medo de não poder faze-la feliz e medo de que ela sofra...Me ajuda o médico disse que os cistos não estão afetando nada porem são causados pela falta do corpo caloso, ela está desenvolvendo bem, mas estou muito triste...meu e-mail danielamendes.oliveira@bol.com.br

Daniela Oliveira

Zulmira Severo disse...

Olá Daniela! Não fiques triste nem sofra antecipadamente, descobrimos muitos caminhos diferentes e maravilhosos na nossa jornada. Vou te enviar um email e aí conversamos. Abraços e fica com Deus.

marcinha disse...

olá,Zumira ,tenho uma filha de 12 anos descobri que ela tinha agenesia do corpo caloso quando entrou na escola na verdade ficou bem claro para mim quando ela foi ser alfabetizada.Levei ao medico ela fez eletro cefalograma,tumorgrafia e os dois exames derão normais só a ressonancia acusou agenesia do corpo caloso.Minha filha nunca teve convulsão só mesmo o atraso no aprendizado,hoje eu estou com um problema pq a escola que ela estuda ela esta numa turma especial mais o medico sugeriu que ela seja introduzida numa turma normal madura ela é conversa com crianças da idade dela normalmente mas conteudo para isso ela não tem por favor me de algumas dicas de o que eu possa fazer. obrigado, adorei você e o leonardo. bjusss favor entre em contato marcia.leite@globo.com

Cris disse...

Oi Zulmira! Sou graduanda em Lic. em Educação Especial, e faço estágio acompanhando uma menina de oito anos com o diagnóstico de agenesia do corpo caloso e atraso no desenvolvimento psicomotor. Ela tem uma deficiência visual, ausência de fala, cadeirante, e reage com estímulos sonoros. Se tiver algum material com mais informações sobre a deficiência ou recomendações de leitura, ficarei muito agradecida. Desejo sinceramente contribuir algo para a família e a escola, assim como aprendo a cada dia ao lado dessa criança. Meu e-mail é o cristianesk@ig.com.br. Parabéns pelo blog!
Cris

angelina disse...

Ola sou angelina tenho um filho de 7 anos o Luis guilherme que tem agenesia parcial,tivemos varios problemas quase nao fala faz pouco tempo que comecou andar ele faz fisio fono to e equoterapia gostaria que envia se algum material para poder ajudar no desenvolvimento dele.email:angelina.bernardo2009@hotmail.com

Luciana e Arthur disse...

Oi Zulmira! meu bebê tem 2 meses e recebi o diagnostico de que ele tem Agenesia de corpo caloso com colpocefalia, estou muito triste, pois é o meu primeiro filho, queria que vc me ajudasse mandando alguns documentários, sobre os tratamentos,como estimular ele! queria saber as causas dessa doença!!Tudo o que vc tiver sobre esse assunto! meu email é luhfernandesarthur@hotmail.com! obrigado! que Deus abençoe vc e a sua familia

Anônimo disse...

Zulmira, tenho uma filha de 2 meses que tem agenesia do corpo caloso e vamos acompanhar seu desenvolvimento. Cheguei até aqui tambem pesquisando sobre o tema. Pode me mandar informações sobre o assunto? Obrigada Rosângela. Meu email: romantuano@hotmail.com

Zulmira Severo disse...

Olá Rosângela!
Com certeza entrarei em contato contigo. Abraços, Zulmira

Anônimo disse...

Boa tarde!
Estou muito preocupada, pois não sei onde mais procurar ajuda. Meu filho apresentou problemas de aprendizdo desde o maternal. Sempre fui procurar respostas e descobri que tinha agenesia do corpo caloso muito cedo. Durante muito tempo tomou depakene, pois tinhas alterações seríssimas no eletroenfalograma que apontavam para epilepsia, porém nunca apresentou convulsões aparente. Também tomou ritalina por anos, tendo sido aluno de inclusão até finalizar o ensino médio com todos os problemas possíveis. Hoje com 20 anos...não sei o que fazer...
não sei o que dizer a ele...nem o que será da sua vida...não tem independência para ir e vir (não sabe usar o ônibus) e não consegue entender o tempo(relógio)...não sei até onde a culpa é minha.

Anônimo disse...

Oi! Estou semsaída...o que fazer com meu filho agora? 20 anos, tudo foi feito...psicopeagoga, fonoaudióloga, neuropediatra...inclusão (exclusão?) na escola até o ensino médio...e agora? agenesia do corpo caloso me parecia ser uma barreira a ser ultrapassada, mas não conseguimos...eu e meu filho...

Zulmira Severo disse...

Olá! Seu filho está com 20 anos, cursou o ensino médio, tem suas dificuldades como todos nós temos, ao meu ver vocês conseguiram sim. Se pensares em quantas barreiras ultrapassaram, são vencedores e não devem desanimar. Se quiseres conversar, me envia teu email, podemos pensar juntas em formas para ajudar seu filho. Ficarei muito feliz com o seu contato. Um grande abraço, Zulmira
zufono@yahoo.com.br

viniwitch disse...

Olá Zulmira. Eu tenho uma prima de 23 vanos que possui a Agenesia do Corpo Caloso. Minha tia e eu, estamos à procura de escolas, clínicas e profissionais que possam ajuda a minha prima. Lugares estes que possam estimulá-la à querer fazer atividades e comuicações que há alguns anos atrás, ela fazia. Nos lugares onde ela faz seus tratamentos não estão dando mais
resultados e nem mesmo a minha
prima. Há outros detalhes de comportamento que a minha tia, mãe dela, sabe mais e por isso, te envio meu email para que por favor, você entrar em contato conosco para nos dar os contatos destes lugares, se você souber, onde minha prima poderá ser tratada e po fim, nos dar também mais informações sobre a Agenesia. Moramos em Niterói, Rio de Janeiro.

Meu email: vgbeangelvamp@hotmail.com

Obrigado e felicidades para você.

Anônimo disse...

Olá Zulmira
Tenho 22 anos e tenho Agenesia de corpo caloso,Colpocefalia e sinto muitas dores de cabeça vc poderia me ajudar? Agradeço.
meu email askariyor@hotmail.com

Unknown disse...

ola...tb como as outras maes pesquisando cheguei aqui...minha bebe de 5 meses tb tem acc...ela tem convulsoes q estao controladas pelos remedios...tem atraso neuro psico motor e dificuldades de deglutiçao...ela faz fono, fisio e TO...gostaria de receber o material q vc tem tb para conhecer melhor o problema...obrigada bete betegc@hotmail.com

Carol Marques disse...

oi Zulmira! Gostei muito do seu blog! Também cheguei aqui pesquisando, meu bebê de 7 meses tem acc. Tem convulsões que estão controladas com remédios. Ela também tem um atraso psicomotor e engasga muito fácil.... Também gostaria de ler mais coisas sobre o problema e como eu poderia ajudá-lo. Muito obrigada! carolmm06@gmail.com

Carol Marques disse...

Oi Zulmira! Também cheguei aqui pesquisando sobre acc, meu bebê de 7 meses tem. Tem convulsões controladas por remédios e vem apresentando um atraso psico motor e engasga muito fácil... gostaria de ler mais sobre como posso ajudá-lo, se você puder me enviar alguma coisa! OBrigada, Carol
carolmm06@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde.
Meu anjinho, Enzo tem 2 meses e descobri na gravidez uma dilatação no ventriculo, sendo que ao nascer detectou-se a ausência total do corpo caloso. Estou fazendo pesquisa e levando a diversos especialistas para que possa proporcionar a ele o melhor.Já foi encaminhado para fisioterapia neurologia e TO. Quero pedir se não for incomodo que direcione a mim todo o material que tiver em mãos, pois como mãe preciso dar ao meu filho todas as oportunidades possíveis. Desde já agradeço
segue meu e-mail fs_kate@hotmail.com

Att, katiane Ferreira

Anônimo disse...

Ola! Meu bebe está fazendo um mês hoje. Nasceu prematuro pois na gestação foi diagnosticado com hidrocefalia. E nasceu com 33 semanas na expectativa de operar a cabeça para colocar válvula logo após o nascimento. Assim q nasceu fez ultrassom tranafontanela e ressonância onde se descobriu q nao havia hidrocefalia mas uma colpocefalia causada pela agenesia total do corpo caloso. Tenho muito medo do que pode acontecer. Ao olhar é um bebe normal. Mas tenho receio q meu filho sofra por conta disso. Sou enfermeira e saber das coisas me tortura ainda mais. Gostaria de saber que alterações a criança apresenta desde cedo. Meu bebê tem um sono agitado e isso me preocupa muito. Além da acc ele tem hidronefrose rim esq e estamos acompanhando e em breve fara cirurgia. Graças a deus são mal formações isoladas e nao tem sindromes. Gostaria que me enviasse literaturas sobre o assunto. Deboracmandrade@yahoo.com.br Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

oi..estou gravida de 39 semansas e descobri a tres semanas que minha bebe tem agenesia de corpo caloso. estou meio perdida e com medo tbm,os medicos nao me deram muita informaçao e disseram que so depois do nascimento dela que vai dar pra saber se ela vai ter algum sintoma ou nao com exames e acompanhamento medico.Estou assustada porque nunca tinha ouvido falar sobre isso antes e tenho muito medo que ela sofra.

Unknown disse...

Ola zulmira ganhei nenem a 15 dias descobri q minha filha tem diagnesia parcial do corpo caloso e nasceu com o PC menor que o normal para idade dela ela nasceu de 35 semanas com 39 cm e 2 kl, e com o pc de 29, esta na neo natal para ser investigado o motivo da microcefalia pq nao e uma ma formação congênita. Eles ainda nao sabem o que causou.mas nao me passaram nenhuma informação sobre o q ė essa diagnesia o q pode causar o q pode afetar..na Internet nao acho muita informação. ..por favor vc pode me ajudar...
Santos.andressam@gamil.com

Trabalhando as Diferenças em Sala de Aula

  • A Bela e a Fera
  • A casa amarela - Keyla Ferrari
  • A escola da tia Maristela - Márcia Honora
  • A família sol, lá si... - Márcia Honora
  • A felicidade das borboletas - Patrícia Secco
  • A gaivota que não podia ver - Paulo Dias Fernandes
  • A turma de Layla - Maria Rita
  • A voz da estrela - Cláudia Cotes
  • Bicho-carpinteiro - Cláudia Cotes
  • Crianças especiais (saúde e higiene)
  • Diogo e Olívia - Patrícia Secco
  • Dognaldo e sua nova situação - Márcia Honora
  • Felipe em busca de amizade - Márcia M. do Nascimento
  • João, preste atenção! - Patrícia Secco
  • Juliana prá lá de bacana - Cláudia Cotes
  • Júlia e seus amigos - Lia Crespo
  • Maria e companhia - Laís Corrêa de Araújo Ávila
  • Menino brinca com menina?
  • Minha família é colorida
  • Minha irmã é diferente - Fernanda Lopes de Almeida
  • Na minha escola todo mundo é igual
  • Nem todas as girafas são iguais - Márcia Honora
  • Ninguém é igual à você - Andréia F.
  • O Canto de Bento - Márcia Honora
  • O Charme de Tuca - Márcia Honora
  • O grande dia - Patrícia Secco
  • O menino Genial - Keyla Ferrari
  • O patinho feio
  • O presente de Luísa - Márcia M. do Nascimento
  • O problema da centopéia Zilá - Márcia Honora
  • O sonho de Arthur - Márcia M. do Nascimento
  • O Tom é gorducho - Márcia Macedo
  • Os jogos parapanamericanos (jogos parapan. para crianças)
  • Pe - O patinho diferente - Regina Coeli Rennó
  • Por que Heloísa? - Cristiana Soares
  • Rapunzel surda - Lodenir Karnopp
  • Sofia na escola - Márcia M. do Nascimento
  • Superando o preconceito (jogos parapanamericanos para crianças)
  • Tico - O coelhinho com as orelhas caídas
  • Tudo bem ser diferente - Todd Parr
  • Uma amiga diferente - Márcia Honora
  • Uma formiga especial - Márcia Honora
  • Uma joaninha diferente - Regina Célia de Melo
  • Uma tartaruga a mil por hora - Márcia Honora

Sugestão de leituras

  • A canção do muro de pedra - Helen Keller
  • A clínica psicomotora - Esteban Levin /tradução: Julieta Jerusalinsky
  • A lição final - Randy Pausch
  • A minha vida de mulher - Hellen Keller
  • A porta aberta - Hellen Keller
  • Bases do tratamento por estimulação precoce da paralisia cerebral - Juércio Samarão Brandão
  • Constelações familiares - Bert Hellinger
  • Dedicação de uma vida - Helen Keller
  • Educação especial: Em direção à educação inclusiva -Claus Dieter Stobäus/Juan José Mouriño Mosquera
  • Educação inclusiva - Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Mental - MEC/SEE
  • Inclusão Escolar Conjunto de Práticas que Governam - Maura Corcini Lopes, Morgana Domênica Hattge (orgs.)
  • Leonardo, um grande guerreiro -Zulmira Severo
  • Lutando contra as trevas - Helen Keller
  • Muitas vidas, muitos mestres - Brian Weiss
  • Nossos filhos são espíritos - Hermínio C. Miranda
  • O mundo em que vivo - Hellen Keller
  • O vôo da gaivota - Emmanuelle Laborit
  • Olhar sobre a diferença - Mara Freire
  • Olhe nos meus olhos - Minha vida com a síndrome de Asperger - John Elder Robison
  • Otimismo - um ensaio -Hellen Keller
  • Paz no crepúsculo - Helen Keller
  • Por um fio - Dráuzio Varella
  • Removendo barreiras para a aprendizagem - Rosita Edler Carvalho